Superlua acontece neste sábado, 22 de junho

Não percam! Viaje no céu!

super lua brilhante

Quem olhar para o céu noturno tanto no sábado (22) quanto no domingo (23) estará diante de um fenômeno que faz a Lua ficar mais perto da terra. A chamada Superlua – também conhecida como Lua cheia do perigeu – acontece anualmente e faz o único satélite natural da Terra parecer 14% maior em relação ao nosso planeta.
A órbita da lua em torno da Terra não é como um círculo, mas sim uma elipse. Isso faz com que existam variações de momentos em que a Lua está mais distante da terra (apogeu) e aqueles quando ela está próxima de nós (perigeu). Quando o perigeu coincide com a Lua cheia, o fenômeno ganha o nome de Superlua. A lua cheia deve acontecer às 8h32 (horário de Brasília) do domingo, mas ela já estará praticamente cheia na noite de sábado.
“Ela fica mais brilhante também. Se houver uma maneira de medir o diâmetro, vai parecer um pouquinho maior do que o normal, 14%, para ser mais exato”, explica Roberto Costa, professor do departamento de astronomia do Instituto de Astronomia e Geofísica da Universidade de São Paulo (USP).
Mas e nos dias em que a Lua está subindo no horizonte e parece maior? O astrônomo explica que esse “fenômeno” é pura ilusão de ótica e não tem relação com o fenômeno da Lua cheia do perigeu. “É curioso, mas é mera ilusão. Ela parece estar maior, mas não está”.
Apesar de ninguém conseguir distinguir o aumento de tamanho da Superlua a olho nu, ela influencia muito nas marés. “As marés dependem fortemente da distância Terra-Lua. Quem trabalha com o oceano – com pesca, navegação ou outras coisas – sabe disso. A maré da superlua é bem maior do que da Lua cheia normal”, explica o professor de astronomia.
Fonte: IG
 Curta o aventure-se.com no Facebook  | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em Informação e marcado , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Superlua acontece neste sábado, 22 de junho

  1. Mariana F. Gagliotti disse:

    Você está totalmente certo. Aqui no Canada, mais precisamente em Vancouver, a lua está maravilhosa e está muito perto da terra mesmo, parece que está ao nosso lado ….

  2. Luzia disse:

    Aqui na França e mais exatamente da minha casa perto de Paris, eu soh vi um pouquinho, estava escondida atras das nuvens, que pena! mas mesmo assim fotografei e ela estava como sempre linda!!!

  3. Paulo disse:

    Aqui na rússia a Luovisk está maravilhosovski.. achei lindanov e realmente está grandeosva. :}

  4. KarlinhÜz disse:

    Na varanda de casa em frente a praia aqui em Maceió-Alagoas,nooosssa,que LUA perfeita,
    como Deus é maravilhoso em nos dar esse belo presente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s