O Vietnã é um país onde o cultivo de arroz é amplamente estendido, o que torna bastante comum encontrar camponeses escondidos por baixo de uma enorme variedade de chapéus vietnamitas.
O uso desse famoso acessório em tarefas diárias serve, principalmente, para proteger do sol e do tão temido bronzeado. O ideal de beleza na cultura local sugere uma pele clara e homogênea, extremamente protegida do sol. Durante as monções, o chapéu vietnamita também serve como proteção contra a chuva ou ainda para coletar água das tormentas, quando necessário.

Chapéu cônico Nón là –
Uma curiosidade é que o tradicional chapéu cônico, nomeado “Nón là”, é usado quase que exclusivamente por mulheres, reservando aos homens os modelos mais ovalados. Apesar de identificar o estereótipo dos habitantes de todo Sudeste Asiático, além do Vietnã, a peça tem nomes e materiais diferentes em cada país.
Por Patricia Schussel – Confira outras fotos do projeto que apoiamos: World Sweet Home
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Massa! Interessante como o ideal de beleza muda de lugar pra lugar. Aqui no Brasil a pele bronzeada é que é o máximo. Por isso que tenho vontade de rodar o mundo todo.
Oi Camila,
Pois é, essas fotos e só nos instigam a vontade de viajar.
Acho o máximo!
Abraços, Rodrigo
Ah…
É una pena que pensem que carrera alguna belleza um objeto desses…serviam para proteger a cabeça dos operários de mineração que punham as bateias de ferro sobre a cabeça para poderem carregar outras coisas nas mãos.
É una pena que pensem que carrega alguna belleza um objeto desses…serviam para proteger a cabeça dos operários de mineração que punham as bateias de ferro sobre a cabeça para poderem carregar outras coisas nas mãos.
Carrega