Karlovy Vary esbanja riqueza no coração da Europa

Um dos destinos que vale a pena você visitar na República Tcheca, depois de conhecer, é claro, a capital Praga, é sem dúvida Karlovy Vary.  A cidade fica distante apenas 130km da capital e fica bem próxima à divisa com a Alemanha. É um dos SPAs naturais que o país oferece e o mais famoso, seguido de Mariánské Lázněe Františkovy Lázně.
Karvovy Vary  - República Tcheca

Karlovy Vary – República Tcheca

São spas porque há fontes térmicas de águas naturais que são utilizadas há séculos para tratamentos diversos, por isso é chamada também de cidade termal. A água quente pode ser bebida ou usada em banhos especiais. A temperatura da água varia de 30°e chega até 72°. Nomes como Mozart, Goethe e Beethoven costumavam passar dias aqui para curar os males. Chopin passou as férias de 1835 com sua família.  Essa fontes são espalhadas pela cidade e copinhos especiais de porcelanato vendidos em lojinhas no local, são criados especialmente para degustar a água,  não deixam de ser belos souvenirs.
Parques, históricos prédios de spa, museus, colunatas, torres de observação, igrejas, galerias são algumas opções de visitas que a cidade oferece. As ruas tranquilas de Karvoly Vary proporcionam  ao visitante a visão de um vasto exemplo da arquitetura clássica.  Por exemplo, as  Colunatas são construções que foram erguidas ao redor das fontes. Três importantes você pode visitar, Parque Colunata, data de 1880; a Mill Colunata , esta, um exemplo da arquitetura renascentista, sofreu várias mudanças até em 1893; e a Market Colunata foi construída inicialmente de madeira para ser o local de um feira de primavera, por fim foi reconstruída e hoje também é um local atrativo de visitas.
Para conhecer a cidade basta andar à pé e apreciar as construções que estão em ótimo estado, um bom exemplo para mostrar como Karlovy Vary é uma cidade rica. Foi fundada em 1370 pelo imperador Carlos IV, o mesmo cujo nome foi emprestado à Ponte Carlos na capital Praga. Até 1945 a maior parte dos habitantes era alemães, depois de expulsos os sinais turísticos voltaram a ser escritos em tcheco, língua oficial do país. Anualmente a cidade sedia o badalado Festival Internacional de Cinema Karlovy Vary, evento que atrai celebridades da telona.
Na pequena cidade há 5 igrejas, um fato comum era que famílias ricas de outros países que vinham se tratar na cidade, acabavam tão felizes com os tratamentos, que ajudavam financiando reformas e construções de igrejas. Um exemplo é a ortodoxa São Pedro e Paulo cuja decoração foi patrocinada por famílias russas, outro caso também é da igreja Anglicana São Lucas, parcialmente financiada por visitantes ingleses.
Há três coisas que em sua visita você não pode passar despercebido: os waffers gigantes, os cristais Moser e o licor Becherovka. Os waffers (em tcheco lázeňské oplatky) são redondos, bem fininhos e medem cerca 17 cm de diâmetro, são embalados em caixas decorativas, com desenhos do  século passado, como construções da cidade ou cenas  das pessoas que se vestiam à caráter para caminhar pelas ruas da cidade, o mesmo modelo é seguido desde 1856 quando começou a ser produzido. Você pode comprá-los em unidades e saboreá-los enquanto passeia pelas ricas ruas de Karlovy ou nessas caixas que servem também como presente. Há vários sabores como chocolate, baunilha, nozes, sabor licor de ovos, chocolate branco, iogurte, entre outros. É possível provar ainda quente comprando em barraquinhas que vendem o produto.
O licor de ervas Becherovka começou a ser vendido pelo seu criador, o farmacêutico tcheco Josef Becher, em 1807. Reza a lenda que apenas duas pessoas no mundo sabem a receita secreta desta bebida que leva mais de 100 ervas em sua produção. Hoje você pode degustar esta preciosidade e comprar em garrafas de vários tamanhos. É usada como digestivo, tem 38% de teor alcoolico.
A República Tcheca é conhecida pela fabricação de peças de cristais, em Karlovy você encontra a fábrica Moser, uma das melhores do país. São taças, vasos, conjuntos de xícaras todos em cristal, coloridos ou transparentes, e até com aplicação de ouro. Se você não estiver disposto a pagar o preço, pode visitar a galeria e apreciar a arte feita pelos designers.
Os restaurantes tem em seus menus as típicas comidas tchecas. Provar um dos pratos típicos do país, Svacina, é uma boa pedida. O prato é apresentado com carne de boi, knedlík (tradicional acompanhamento parecido com um pão de batata) e um molho especial com um colherzinha de molho doce por cima. A sopa servida dentro do pão é bem típica no país. E claro, no país da cerveja, a variedade deste precioso líquido é facilmente encontrada nos bares, pubs e restaurantes.
Vale lembrar que os brasileiros podem permanecer sem visto até 90 dias, como em todos os o países que fazem parte também do espaço Schengen. Mas atenção aos requisitos: ter um passaporte válido por 180 dias; seguro viagem internacional; comprovantes de recursos financeiros suficientes para o período da estadia e de hospedagem. Não esqueça, você pode esticar sua visita até o país vizinho, a Alemanha está logo alí.
Enviado por Roberta Clarissa para o Participe!
 Curta o aventure-se.com no Facebook  | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Karlovy Vary esbanja riqueza no coração da Europa

  1. Ainda não conheço Praga, mas vou aproveitar para incluir na lista quando eu for essa cidade. 😉

  2. Sim! Muito interessante essa cidade!
    Abraços, Rodrigo

  3. Rúbia disse:

    Curiosa mesmo!

  4. Rita Ornelas disse:

    Fui em 2011 e simplesmente me apaixonei pela cidade! Vale a pena incluí-la no roteiro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s