Rio Walks – Viva uma autêntica experiência carioca!

O Rio Walks é muito mais do que uma empresa de walking tour, é um passeio guiado a pé que vai além da  visita em pontos turísticos. A empresa iniciou as atividades em janeiro deste ano, com uma mentalidade sustentável,  preocupada com meio ambiente, incentiva o uso do transporte público para se chegar aos seus pontos de encontro, além de transmitir um pouco da experiência carioca. Fazer o tour com o Rio Walks foi uma interação com o cotidiano local e com as outras pessoas que também estão no tour. Bora lá contar o passeio que fizemos, o Grand Bazaar Carioca, um roteiro por onde se instalaram os comerciantes de diversas regiões do mundo no século XVII.
Cinelandia ponto de encontro

Cinelândia: ponto de encontro do Rio Walks

O tour começa pela Cinelândia, cercada de construções históricas, prédios, cinemas, museus etc. O nosso guia foi o Cesar onde o encontramos facilmente já que os guias do Rio Walks usam blusas verdes com a logomarca da Rio Walks na frente e nas costas e um chapéu Panamá. Após trocarmos apresentações, o Cesar nos passou as orientações e começou a nos contar um pouco sobre a histórias e curiosidades da Cinelândia.
Logo em seguida, fomos em direção ao Passeio Público que foi o jardim da Família Real e espaço onde realizavam muitas festas .
Passeio Publico rio de janeiro

Passeio Público

De lá seguimos para a Lapa, em direção a famosa escadaria Selarón obra do artista chileno Jorge Selarón. Já estivemos lá anteriormente e conhecíamos a história da escadaria, é muito bacana ver o trabalho do chileno, que esta em constante atividade.

 

Escadaria Selaron rio de janeiro

Escadaria Selarón

Continuamos andando e conhecendo mais sobre o bairro, inclusive, algumas curiosidades como a dos Arcos da Lapa, que era usado como aqueduto com objetivo de sanar o problema de falta de água no Rio de Janeiro no período Colonial, levando as águas do rio Carioca até o Largo da Carioca.
Arcos da Lapa rio de janeiro

Arcos da Lapa

Na sequência, fomos para a Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, também conhecida como Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, ou simplesmente Catedral, em homenagem ao padroeiro da cidade. O interessante lá dentro é o clima fresco, a temperatura se mantem a mesma, independente se estiver frio ou quente na rua, isto é possível pela arquitetura da igreja, passando por lá entre e sinta a sensação.
Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro

Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro

Dando continuidade ao tour, passamos pela Praça Tiradentes, Teatro Carlos Gomes e o Real Gabinete Português e outros monumentos importantes na história do Rio de Janeiro (e do Brasil).
Praca Tiradentes rio de janeiro

Praça Tiradentes

Pouco tempo depois já estávamos na rua “mais francesa do Rio de Janeiro”, a Rua Gonçalves Dias que tem o apelido francês de Rua Vivienne, onde se localiza a famosa Confeitaria Colombo. Bem próximo, fizemos uma pausa para um lanche na Confeitaria Manon Ouvidor, com opções diversas de bolos, tortas, salgados etc e preços bem mais em conta do que a tradicional Colombo.
Confeitaria Colombo rio de janeiro

Confeitaria Colombo

De lá seguimos por ruas estreitas, até chegarmos ao Grand Bazaar Carioca, conhecido como SAARA (Sociedade de Amigos das Adjacências), um imenso comércio popular onde povos de diversas regiões do mundo tem algumas lojas.
Esse foi nosso com tour que teve um pouco mais de três horas de duração.  Agradeço toda a equipe da Rio Walks, vocês são 10! E foi bom revê-los durante a Feira de Turismo das Américas.
Além do passeio do Grand Bazaar Carioca, a Rio Walks possui mais quatro passeios: Pelos trilhos de Santa, Amantes da História, Baía à Vista e  Bar em Bar. Os tours são em português e inglês  com duração média de três horas. Todos passeios custam R$ 50,00 por pessoa. Os tickets para os tours podem ser comprados direto pelo site do Rio Walks e lá você também pode conferir informações sobre o roteiro de cada passeio, além de promoções e outras dicas! 
*Este post foi realizado através de uma parceria entre o aventure-se.com e o Rio Walks.
Rodrigo Nominato
 Curta o aventure-se.com no Facebook  | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em Informação, viagens e marcado , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Rio Walks – Viva uma autêntica experiência carioca!

  1. Tatiane Dias disse:

    Fiz o tour grand bazaar! Amei.
    Adorei ver uma foto do César, ouvi falar que é um excelente Guia!

  2. Infelizmente a empresa Rio Walks fechou mas os fãs do walking não tem motivos para ficarem tristes. AS empresas Free Walker e Rio Free Walking tour oferecem opções gratuitas e a empresa Rio Cultural Secrets oferece passeios privativos para pequenos grupos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s