O Rio Walks é muito mais do que uma empresa de walking tour, é um passeio guiado a pé que vai além da visita em pontos turísticos. A empresa iniciou as atividades em janeiro deste ano, com uma mentalidade sustentável, preocupada com meio ambiente, incentiva o uso do transporte público para se chegar aos seus pontos de encontro, além de transmitir um pouco da experiência carioca. Fazer o tour com o Rio Walks foi uma interação com o cotidiano local e com as outras pessoas que também estão no tour. Bora lá contar o passeio que fizemos, o Grand Bazaar Carioca, um roteiro por onde se instalaram os comerciantes de diversas regiões do mundo no século XVII.

Cinelândia: ponto de encontro do Rio Walks
O tour começa pela Cinelândia, cercada de construções históricas, prédios, cinemas, museus etc. O nosso guia foi o Cesar onde o encontramos facilmente já que os guias do Rio Walks usam blusas verdes com a logomarca da Rio Walks na frente e nas costas e um chapéu Panamá. Após trocarmos apresentações, o Cesar nos passou as orientações e começou a nos contar um pouco sobre a histórias e curiosidades da Cinelândia.
Logo em seguida, fomos em direção ao Passeio Público que foi o jardim da Família Real e espaço onde realizavam muitas festas .

Passeio Público
De lá seguimos para a Lapa, em direção a famosa escadaria Selarón obra do artista chileno Jorge Selarón. Já estivemos lá anteriormente e conhecíamos a história da escadaria, é muito bacana ver o trabalho do chileno, que esta em constante atividade.

Escadaria Selarón
Continuamos andando e conhecendo mais sobre o bairro, inclusive, algumas curiosidades como a dos Arcos da Lapa, que era usado como aqueduto com objetivo de sanar o problema de falta de água no Rio de Janeiro no período Colonial, levando as águas do rio Carioca até o Largo da Carioca.

Arcos da Lapa
Na sequência, fomos para a Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, também conhecida como Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, ou simplesmente Catedral, em homenagem ao padroeiro da cidade. O interessante lá dentro é o clima fresco, a temperatura se mantem a mesma, independente se estiver frio ou quente na rua, isto é possível pela arquitetura da igreja, passando por lá entre e sinta a sensação.

Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro
Dando continuidade ao tour, passamos pela Praça Tiradentes, Teatro Carlos Gomes e o Real Gabinete Português e outros monumentos importantes na história do Rio de Janeiro (e do Brasil).

Praça Tiradentes
Pouco tempo depois já estávamos na rua “mais francesa do Rio de Janeiro”, a Rua Gonçalves Dias que tem o apelido francês de Rua Vivienne, onde se localiza a famosa Confeitaria Colombo. Bem próximo, fizemos uma pausa para um lanche na Confeitaria Manon Ouvidor, com opções diversas de bolos, tortas, salgados etc e preços bem mais em conta do que a tradicional Colombo.

Confeitaria Colombo
De lá seguimos por ruas estreitas, até chegarmos ao Grand Bazaar Carioca, conhecido como SAARA (Sociedade de Amigos das Adjacências), um imenso comércio popular onde povos de diversas regiões do mundo tem algumas lojas.
Esse foi nosso com tour que teve um pouco mais de três horas de duração. Agradeço toda a equipe da Rio Walks, vocês são 10! E foi bom revê-los durante a Feira de Turismo das Américas.
Além do passeio do Grand Bazaar Carioca, a Rio Walks possui mais quatro passeios: Pelos trilhos de Santa, Amantes da História, Baía à Vista e Bar em Bar. Os tours são em português e inglês com duração média de três horas. Todos passeios custam R$ 50,00 por pessoa. Os tickets para os tours podem ser comprados direto pelo site do Rio Walks e lá você também pode conferir informações sobre o roteiro de cada passeio, além de promoções e outras dicas!
*Este post foi realizado através de uma parceria entre o aventure-se.com e o Rio Walks.
Rodrigo Nominato
→ Curta o aventure-se.com no Facebook | Siga no Twitter
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Fiz o tour grand bazaar! Amei.
Adorei ver uma foto do César, ouvi falar que é um excelente Guia!
Que legal Tatiane!
Nossa, o Cesar é 10! Foi bom passar uma tarde com ele.
Abraços, Rodrigo.
Infelizmente a empresa Rio Walks fechou mas os fãs do walking não tem motivos para ficarem tristes. AS empresas Free Walker e Rio Free Walking tour oferecem opções gratuitas e a empresa Rio Cultural Secrets oferece passeios privativos para pequenos grupos.