Os interessados em fazer viagens curtas, até três meses, para os países da União Europeia ficarão livres da necessidade de visto. Um acordo entre o governo do Brasil e a União Europeia determina a isenção do documento, exceto para o Reino Unido e a Irlanda. A medida vale para 25 países. Porém, unilateralmente, cada país poderá romper o acordo. As negociações já existentes permanecem em vigência.
O acordo tem nove artigos que se dispõem em temas específicos, como a permanência do estrangeiro no país e o intercâmbio de informações entre as autoridades. Também relaciona as situações nas quais haverá isenção do visto. A medida é recíproca, portanto vale também para os europeus que vierem para o Brasil, por até três meses. O decreto da presidente Dilma Rousseff foi publicado na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União. A União Europeia é um bloco político e econômico formado por 27 países. São eles a Áustria, Bélgica, Bulgária, o Chipre, a República Checa, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, a Lituânia, Luxemburgo, Malta, os Países Baixos, a Polônia, Portugal, a Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia e o Reino Unido.
Pelo acordo, a isenção é válida para passaportes comuns e viagens até três meses de duração. Mas o texto permite a prorrogação do período desde que negociado com as autoridades de cada país. O fim do visto vale para quem viajar a turismo, visitar parentes e participar de conferências, reuniões e congressos – exceto quando a pessoa recebe recursos públicos para a participação.
O documento diz ainda que o acordo ”não afeta” os já negociados bilateralmente entre o Brasil e um integrante da União Europeia. Os governos podem suspender a vigência do texto se considerarem necessário. Uma comissão técnica formada por brasileiros e europeus será criada para acompanhar o assunto.
O acordo entre o governo do Brasil e a União Europeia foi negociado em novembro de 2010, ainda no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
→ Curta o aventure-se.com no Facebook | Siga no Twitter
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Mas isso é uma excelente notícia. A chance de ouro é essa. Alô, Algarve!
So cederam porque a europa esta pobre e precissa que os europeus trabalhem no Brasil!!!
Isso aí Ana Flávia.
verdade!
SÓ POR ISSO MESMO ANA FLAVIA…AGR Q BRASIL ESTA BEM E ELES ESTAO NA MIZERIA…AGR JA FAZEM ACORDO….
Na verdade isso não muda muita coisa, já era assim pra vários países.
Então pelo jeito agora vai dar certo, assim espero….
já avisaram a Espanha?
tem que avisar a Espanha, porque to indo pra la…..!!
tomara que dê certo , uma bela oportunidade
Muito boa informação !
era bom se a europa nao estivesse tao mal como esta ! todo mundo sabe que a economia do brasil nao para de subir ja estamos em 7° quem vem na ilusao de vim trabalhar aqui na europa vai so perde tempo e dinheiro, primeiro foi o estados unido da visto aos brasileiros, agora e a europa, se vcs pensarem um pouco vai ver que tem coisa errada nisso tudo.
concordo!
Assino em baicho!!!
Exceto Reino Unido? No UK ja nao tem aquele esquema que vc nao precisa de visto caso a visita seja de até 6 meses?
Recebemos o visto de turista (carimbo) ao chegar no UK com duração de 6 meses, do mesmo jeito que recebemos o de 3 meses ao chegar na UE.
Na realidade o Brasil tinha era que usar sempre os mesmo critérios de avaliação que os EUA e a maioria dos países da União Européia usam para cada gringo que tentasse vir visitar o Brasil, (Interrogatórios longos sob pressão como se fossemos bandidos respondendo a um crime, humilhações, deportações e ainda ouvir dos nossos Muy amigos portugueses e espanhóis que brasileiro tem que sambar) quando o Brasil começar a usar realmente usar a reciprocidade ai sim vai tudo fluir.
Concordo!!!
Mas estranho que que nunca foi preciso de visto pra ficar durante 3 meses na Europa, é que agora é vantagem sim os europeus terem as portas abertas aqui e como sempre serem muito bem tratados aqui, onde podem até fazer CPF sem burocracia, e sem problema nenhum ficarem o resto da vida aqui, enquanto se vs passam + e 3 meses é estrangeiro e será deportado ;((( Acordem é um pouco mais da mesma coisa e enquanto isso, eles tomam as terras por uma ninharia, principalmente no nordeste, o paraíso, por um pouco mais do valor dos espelhos que eram trocados pelos indios.
ACORDA BRASIL…
Sim Lu concordo plenamente , a vantagem é só deles ôooooooo Brasil acorda PLEASE!
Verdade Lu Rosa concordo com tudo que vc escreveu..gente vamos acordar pq vantagens pra nos Brasileiros nao tem nada…
Correto, tem que haver reciprocidade. Só assim eles aprenderão a nos respeitar. Temo que algum brasileiro sofra humilhações na Espanha apesar desse acordo!
Olá, sou Português e já estive no Brasil várias vezes, fui sempre bem recebido e não foi necessário visto, penso que mesmo entre Portugal e Brasil este acordo já existe. Quanto ao crescimento entre a europa e o Brasil, os numeros enganam, pois a Europa está mais bem estruturada, o Estado Social é dos melhores do mundo, o Serviço Nacional de saúde igual, o que a Europa tem mesmo é excesso de mão de obra qualificada, por exemplo, aqui em Portugal temos uma das melhores redes rodoviárias da europa. Em termos de crescimento o Brasil tem mesmo de crescer mais que a Europa, para dentro de alguns anos estar ao mesmo nivel. A Europa não está falida, o que se passa na _Europa é mais uma das guerrinhas económicas entre os Estados, principalmente a Alemanha. Aqui as contas dos Estados são mais ás claras, já viram publicado o défice dos USA? Não se sabe, mas sabe-se que é enorme, o que lhes vale mesmo é ter uma moeda forte e quando é necessário é só imprimir mais moeda, é isso mesmo, enquqnto no Euro isso não se aplica.
Só esperando a negociação com o Canadá pra voltar pra lá ;D
como diz o mineiro…e bao de mais da conta sô!!!
Adorei essa notícia. Quem sabe agora eu viaje um pouco mais.
Notícia boaa agora sim posso conhecer a Espanha
Realizar um sonho meu
……
Mas que m**da de comentários que aqui tem.
Emprego? Trabalhar na Europa? É melhor ficar no Brasil a trabalhar? Não disputo nada disso, mas é óbvio que nada disso tem a ver com esta medida.
Esta medida deve ser pensada como uma medida com vista para turismo (vantagem da Europa de receber turistas e vantagem do brasileiro que pode viajar sem burocracias).
Cito: “O fim do visto vale para quem viajar a turismo, visitar parentes e participar de conferências, reuniões e congressos – exceto quando a pessoa recebe recursos públicos para a participação.”
Esse acordo é simplesmente uma forma do Europeu não precisar de visto. Um absurdo é o governo vrasileiro anunciar isso como se fosse novidade!
Pois é Kelly para nós BRAZUCAS o critério vai continuar sempre o mesmo, O DA DISCRIMINAÇÃO! o pessoalzinho que vai “realizar o sonho” lá acha que europeu adora brasileiros, eles (os europeus) só entraram nessa porque o Brasil começou a apertar na fiscalização depois de tantos casos de deportações e discriminação lá. Mas agora don´t worry my friends voltou a ser tudo como era para eles uma moleza.
Oi Pedro m**da de comentários mesmo 😦 Já era de se esperar algo assim de uma turma que escreve “embaixo” com CH (???) e “miseria” com Z (???).Antes de ir para a Europa, deviam ir para a Escola ;( Eita Brasil!!!
Em outras palavras… venham brasileiros gastar o dinheiro de vocês aqui pq estamos precisando de turistas… mas nao esqueçam esse acordo pode ser temporário.. assim que não precisarmos mais acaba.
E aliás.. como tratam bem estrangeiros no Brasil… vamos mandar alguns para viver na terra de vocês, tirar os empregos, e se acharem os reis da cocada brasileira.
Novidade mesmo seria se os EUA tivesse feito essa isenção de vistos com o BR, aí simmm
Reblogged this on Duas na Matinae comentado:
Adorei esse blog, e tem muitos posts interessantes e gerais, então acho que vou reblogar vários deles… 😀
Laísa
Claro e o Reino Unido e Irlanda não estão incluso, legal países de língua inglesa sempre se acham superior.
Grande Verdade.
Estao fazendo isso por conta da crise economica que estao passando e viram que nos somos super hiper mega power lucrativos para qualquer lugar do mundo!
Gente eu sou brasileira e moro na Holanda há 5 anos e meio e a europa não está mal como se pensa, o padrão de vida aqui ainda é alto e os salários aindam pagam bem, houve cortes de benefícios e aumento de impostos, mas ainda assim a europa vai bem. A mídia exagera muito. Só que eu acho que a quantidade de europeus que está comprando casas no Brasil, especialmente no nordeste está um absurdo, em Natal por exemplo, daqui há algum tempo, os brasileiros tem que pedir visto para entrar lá (brincadeira), se eles podem invadir o Brasil, nós também temos o direito de fazer o mesmo!!!
Gostei do seu comentário, Realmente a mídia aumenta muito os fatos.
Olá! Estiver em londres ano Passado por seis meses, e em janeiro Cabou meu visto mais sair ante de acabar comprando os regulamentos do país. Agora depois de 5 meses gostaria de voltar, será que não tem problema? 😳 obrigada aguardo resposta.