Arraial d’Ajuda é um distrito da cidade de Porto Seguro, Bahia. O belo centro histórico, suas praias e as tribos indígenas aos arredores da vila são uma das opções do que o viajante pode conhecer em Arraial.
No pequeno centro histórico de Arraial encontra-se construções muito antigas, como suas lindas casas coloridas e a Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda de 1550 e o mirante para contemplar toda a beleza que a cidade. A vila de Arraial d’Ajuda é bem tranquila, diferente de Porto Seguro que é mais agitada e badalada. À noite, as ruas Broadway e Mucugê formam uma espécie de shopping a céu aberto, com todo tipo de produtos e serviços.
AS PRAIAS de Arraial d´Ajuda!
Lindas e de águas claras aos seus 20km de extensão:
Praia de Araçaípe: Mar tranquilo, com formação de piscinas naturais durante a baixa da maré.
Praia de Apaga-Fogo: oferece boas condições para banho, em qualquer período. Praia por onde ocorre a travessia da balsa que liga a Porto Seguro.
Praia do Mucugê: Mar bastante tranqüilo, com algumas piscinas naturais de águas claras.
Praia dos Pescadores: Como o próprio nome sugere, é cheia de barcos.
Praia do Taípe: Mar de águas claras, onde se localiza a famosa “Lagoa Azul”.
Praia de Pitinga: Água morna e clara, ondas fortes. Na maré baixa, formam piscinas naturais.
Praia do Parracho: Famosa por grandes festas noturnas. Pode se banhar durante todas as épocas, com prática de esportes náuticos.

Arraial d’ajuda
Muito bom. Espero conhecer todas as praias de Arrail neste feriado.
Boa viagem Maurílio! Aventure-se nas praias lindas de Arraial!
Abraços, Rodrigo