Rio de Janeiro/RJ – (2ª vez) – Parte 2/2

Continuando com a segunda parte do post, com mais dicas sobre alguns dos lugares que conhecemos e indicamos.
Palácio Tiradentes, onde funciona a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, vale a pena conhecer, ainda mais que conta com visitadas guiadas sem nenhum custo (pelo menos em 2006, quando visitamos.)
Palácio Tiradentes - Rio de Janeiro/RJ

Palácio Tiradentes – Rio de Janeiro/RJ

Paço Imperial, um espaço cultural bem grande e diferente, onde há exposições permanentes e itinerantes.
Paço Imperial - Rio de Janeiro/RJ

Paço Imperial – Rio de Janeiro/RJ

Centro Cultural Banco do Brasil. Imenso e com uma bela arquitetura, principalmente, sua cúpula vista por dentro. Conta com uma livraria, cafeteria e armários com chave para guardar objetos pessoais enquanto desfruta o seu passeio. Se desejar, confira a programação das exposições antes.
Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro/RJ

Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro/RJ

Barra Shopping: Fomos por curiosidade, já que não tínhamos nada planejado em certa noite. No entanto, enfrentamos um imenso engarrafamento para chegar, então nem tivemos muito tempo para conhecer. Enfim, é um shopping como outro qualquer e não é o tipo de passeio que costumamos fazer.
Teatro Municipal Infelizmente não tivemos a oportunidade de entrar, pois estava fechado para reforma. Mas é um ponto muito recomendado para se conhecer e sua própria arquitetura externa é bem convidativa.
Teatro Municipal - Rio de Janeiro/RJ

Teatro Municipal – Rio de Janeiro/RJ

Convento de Santo Antônio. Nessa viagem, talvez este seja um dos lugares mais diferentes, pois tem uma vista panorâmica do Largo da Carioca, além do próprio conjunto arquitetônico da igreja e do convento. E tivemos sorte de fazer uma visitada guiada por uma senhora da igreja, que nos apresentou o lugar, inclusive, um jardim interno, onde há um mausoléu, onde há restos mortais de alguns padres importantes e pessoas da realeza brasileira.

Convento de Santo Antônio - Rio de Janeiro/RJ

Convento de Santo Antônio – Rio de Janeiro/RJ

O passeio pelo Bondinho de Santa Tereza é maravilhoso, pois você percorre pelo antigo e belo bairro de Santa Tereza, onde consegue ter visões incríveis da cidade do Rio, sendo que é um lugar mais alto. Voltando para casa onde estávamos, à pé, pegamos uma chuva e tanto, além de quase ficarmos perdidos, mas no fim chegamos são e salvos e ensopados!

Infelizmente o bondinho está desativado devido a um acidente que ocorreu neste segundo semestre de 2011. Mas disponibilizaram um ônibus que faz o mesmo trajeto do bonde, pelo mesmo valor. Então não deixe de conhecer!
Bondinho de Santa Tereza - Rio de Janeiro/RJ

Bondinho de Santa Tereza – Rio de Janeiro/RJ

Palácio do Catete / Museu da República.  Deixamos para conhecer no último dia no Rio, pois era o único dia da semana que a entrada era gratuita. Lá era a antiga sede do governo federal, antes de ser transferido para Brasília em 1960. Dentro do palácio se encontram conservados antigas mobílias, esculturas, quadros, utilitários, etc. Além do grande atrativo: os pertences do ex-presidente Getúlio Vargas como, o pijama com a marca do tiro, a arma utilizada em seu suicídio e a carta de despedida. No entanto, também há exposições itinerantes, além de um grande jardim externo e uma cafeteria. Aproveite para fazer a visita online que é muito enriquecedora:  http://www.republicaonline.org.br/
Palácio do Catete - Rio de Janeiro/RJ

Palácio do Catete – Rio de Janeiro/RJ

Pedro Ernesto Palace onde funciona o Poder Legislativo Municipal (Câmara dos Vereadores)
Pedro Ernesto Palace - Rio de Janeiro/RJ

Pedro Ernesto Palace – Rio de Janeiro/RJ

Biblioteca Nacional
Biblioteca Nacional - Rio de Janeiro/RJ

Biblioteca Nacional – Rio de Janeiro/RJ

Academia Brasileira de Letras
Academia Brasileira de Letras - Rio de Janeiro/RJ

Academia Brasileira de Letras – Rio de Janeiro/RJ

Igreja São José
Igreja São José - Rio de Janeiro/RJ

Igreja São José – Rio de Janeiro/RJ

Liceu Literário Português
Liceu Literário Português - Rio de Janeiro/RJ

Liceu Literário Português – Rio de Janeiro/RJ

MAM – Museu de Arte Moderna, só passamos na porta, não tivemos a oportunidade de entrar. Mas é um lugar bem indicado.
Essa foi nossa segunda viagem ao Rio de Janeiro, já voltamos lá mais duas vezes. (A primeira já foi postada aqui.) Então ainda teremos mais sugestões de lugares sobre a cidade maravilhosa. Espero que sejam úteis nossas dicas e estamos abertos a críticas.
Raquel Gonzaga / Rodrigo Nominato
 Curta o aventure-se.com no Facebook  | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em viagens e marcado , , . Guardar link permanente.

11 respostas para Rio de Janeiro/RJ – (2ª vez) – Parte 2/2

  1. Vanessa Macias disse:

    O passeio à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro é maravilhoso. Considerada pela Unesco uma das dez maiores Bibliotecas Nacionais do Mundo com seu acervo de mais de 9 milhões de peças, a Biblioteca Nacional é a maior da América Latina.
    Sua fundação está ligada a chegada da rainha D.Maria I e de toda família real ao Rio de Janeiro, no momento em que Portugal foi invadido pela tropas de Napoleão Bonaparte, nos anos 1808.
    Por isso, além do imenso acervo bibliográfico, que contempla coleções importantíssimas como de Salvador de Mendonça, José Antonio Marques, Alexandre Rodrigues Ferreira, dentre outras figuras nobres de nossa história, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro é importantíssima pela beleza e pelo seu passado intimamente ligado a História do País.
    Por todos estes motivos em 1986 o prédio da Biblioteca foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado e em 2000 tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, imortalizando, assim, um pedaço da História do Brasil.

  2. Jakeline Birckholz disse:

    Viajar pelo Rio de Janeiro, é viajar por boa, e importante, parte da História do Brasil. Estou lendo o livro 1822, de Laurentino Gomes, e muitos dos locais citados no livro, foram citados, e fotografados, também pelos autores do post. Em setembro deste ano, também viajei para o Rio e pude conhecer alguns destes lugares. Quero, com certeza, voltar outras vezes ao Rio.

  3. renata mitev correia disse:

    gostaria muito de ganhar o livro, pois irei fazer uma viajem de mochila o ano que vem durante 3 meses.

    abraços, renata

  4. Incríveis as sugestões para quem quer ir ao Rio de Janeiro. Já curtimos um pouco da viagem através dos posts. Parabéns!!

  5. Lenise disse:

    O Rio de Janeiro é vai ser sempre a Cidade Maravilhosa!!!

  6. O Rio de Janeiro é realmente único. A natureza de beleza incontestável, a história viva contada não só pelos cariocas e exposições, mas também pelas próprias ruas, avenidas, parques… Gostei muito do post principalmente por mostrar um pouco melhor esse outro lado também encantador do Rio. Já visitei o Rio algumas vezes e usarei as dicas para conhecer além das praias, Cristo e Pão de Açúcar. Desejo um 2012 repleto de saúde, alegrias e muitas viagens para todos nós! XP

  7. Ana Flávia Franco Campos disse:

    Pessoas,
    Não foram ao Jardim Botânico?
    O Rio é uma cidade maravilhosa, que frequento desde novinha. Nunca tive nenhum problema com violência (apesar de saber que ela existe, mas BH hoje em dia também não está assim, tão distante…). É só saber ONDE andar e COMO andar. Sempre andei por lá sem jóias ou apetrechos chamativos.
    Os lugares onde estiveram são todos muito legais, mas acho que ficaram faltando os tradicionais passeios no bondinho, o Cristo (Claro!), o Jardim Botânico… O Zoológico do Rio tb é mto interessante, o criadouro das araras é enorme! E a Catedral de São Sebastião e a Confeitaria Colombo são bem pertinho uma da outra e do Consulado Americano – prá quem vai ao Rio tirar o visto, às vezes uma viagem meio corridinha, dá prá ver esses dois pontos sem se deslocar muito…
    Numa próxima oportunidade, vale a pena conhecer a Praia do Recreio, o Caminho Cláudio Coutinho, na Urca (aos pés do Pão de Açúcar!), uma ida ao restaurante La Mole, que é caseiro, familiar, mas gostoso… O Leblon, bairro maravilhoso, com a Lagoa Rodrigo de Frietas… E é claro, o Jardim Botânico!

  8. Kelly Pereira disse:

    As fotos estão lindas!!! Fotográfo nota mil e as locações MARAVILHOSAS como a cidade.

  9. Weldeciele Lima disse:

    Viajar é mais do que visitar e conhecer lugares, é vivenciar uma cultura, é fazer desse lugar desconhecido e deslumbrante uma segunda opção de moradia. Não é a toa que Gilberto Gil escreveu “Aquele Abraço”, o cantor faz alusão a todas as belezas do Rio e o que caracteriza essa cidade Maravilhosa. Cada vez que ouvimos uma nova canção ou poema, sabemos o quanto tal escritor vivencia esta cidade, não importando onde esteja. Eu viajo ao Rio, quase todo dia, em fotos, livros, revistas, ainda não tive a oportunidade de estar fisicamente nesse ambiente espetacular, porém quando estiver lá pretendo adentrar em cada ambiente como se fosse uma viagem no tempo à história do Rio. Se eu vier a ser a sortuda do livro, com certeza saberei aproveitá-lo não somente no Rio…

  10. Andre Alves Jacomini disse:

    O Rio de Janeiro realmente é uma cidade muito bonita e alegre. É a capital da cultura brasileira, não só por seus museus e galerias, mas tambem por ser o berço da maioria das novelas e filmes brasileiros que fizeram muito sucesso em ambito global. Gostaria muito de ganhar esse livro, pois estou pensando em fazer uma viajem de mochila pelo Brasil ou pela Europa. Feliz 2012 !

  11. Jana Cunha disse:

    Já visitei alguns. Ótimas dicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s