Pontos turísticos de Fortaleza: o que você não pode perder

Fortaleza é uma das principais atrações do nordeste brasileiro. A capital cearense é a quinta maior do país e recebe visitantes de várias regiões do Brasil e do mundo, que chegam à cidade para curtir suas belas praias e conferir sua cultura vibrante. O município tem muitas opções de passeios e diversas atrações; por isso, preparamos esse post com os principais pontos turísticos de Fortaleza, locais que você não pode deixar de conhecer durante sua estada.
Conhecida como a “Terra do Sol”, Fortaleza tem quinze praias e uma área litorânea com 34 km de extensão. Os termômetros na cidade oscilam ao longo do ano entre 24º e 31ºC, média de temperatura ideal para aproveitar o mar, e o período com mais sol e céu aberto vai de junho ao fim de outubro.
Estatua de Iracema

Estátua de Iracema | Praia de Iracema

Além de suas condições naturais privilegiadas, a capital do Ceará também possui museus, centros e espaços que reúnem as principais heranças culturais, artísticas e históricas da cidade. Outro grande destaque é o artesanato produzido e comercializado no município.
Fortaleza tem muito a oferecer e possui atrativos e passeios que contemplam pessoas de todas as idades e gostos. Por isso, confira abaixo a seleção que fizemos dos lugares mais interessantes para visitar na cidade.

Os melhores pontos turísticos de Fortaleza

PRAIAS
Não poderíamos começar as nossas dicas sem falar das praias! A praia de Iracema é uma das mais conhecidas da capital e está localizada a apenas 2 km de distância do centro de Fortaleza. Sua orla se estende pela Avenida Beira-Mar, que é a via mais importante da cidade, e seu entorno possui uma infraestrutura ótima, com hotéis, pousadas, restaurantes e casas noturnas.
A praia tem águas de coloração azul-turquesa e áreas com ondas mais agitadas, ideais para a prática de surf. Um grande atrativo é o pôr do sol na região, considerado por muitos como o mais bonito de Fortaleza; a Ponte dos Ingleses, estrutura construída na orla, é o lugar perfeito para apreciar esse pôr do sol. O Espigão de Iracema, outro ponto na praia, é ideal para fazer caminhadas e passeios e curtir as paisagens do local.
praia de iracema vista aerea

Praia de Iracema

A praia recebeu esse nome em homenagem à personagem Iracema, do romance homônimo do escritor José Alencar, nascido na cidade. A orla da Praia de Iracema, inclusive, conta com uma estátua da personagem: “Iracema, a Guardiã” foi construída em 1996 e é um dos grandes cartões-postais de Fortaleza.
A praia do Meireles é a principal praia urbana do município. Está situada no bairro de mesmo nome e sua orla também se prolonga pela Avenida Beira-Mar, localização que garante à praia uma ótima infraestrutura com opções de gastronomia e hospedagem. Tem um ambiente familiar, é segura e possui quiosques, barracas e quadras para a prática de esportes. Na orla da praia também está localizado o jardim japonês, charmoso cantinho em homenagem à imigração japonesa na cidade e que conta com pequenos lagos, plantas típicas e decoração com elementos do país asiático.
praia do meireles fortaleza

Praia do Meireles

Um dos mais belos pontos turísticos de Fortaleza, a Praia do Futuro fica a 8 km do centro da cidade e é considerada por muitos como a praia mais famosa da capital cearense. Possui águas mornas, faixa de areia extensa e ventos que a tornam ideal para a prática de windsurf.
Windsurf Praia do Futuro

Windsurf | Praia do Futuro

A praia do Futuro é muito conhecida pelas mega barracas que estão espalhados ao longo da sua orla. Essas barracas contam com uma estrutura impecável: conexão Wi-Fi, poltronas e cadeiras para lounge, redes de descanso e até piscinas! As barracas disponibiliza também serviço de cozinha com cardápio variado, e uma das principais atrações culinárias do local é o caranguejo, preparado de diversas maneiras.
Há muitas outras praias em Fortaleza e nas cidades vizinhas, como as praias de Mucuripe e Morro Branco, ótimas opções para quem ama o mar e o clima caiçara. Para saber mais sobre elas, você pode conferir nosso post com as 10 melhores praias de Fortaleza e região.
CULTURA E ARTE
O Theatro José de Alencar é uma verdadeira herança da capital cearense. Localizado na região central de Fortaleza, foi inaugurado em 1910 e tem uma linda construção inspirada no estilo art nouveau. Recebe peças de teatro e apresentações de dança e música e é um passeio imperdível para quem adora arquitetura, história e arte.
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um complexo dedicado às mais variadas linguagens artísticas e à difusão da ciência e da cultura. Está localizado no bairro da praia de Iracema, a apenas 1,5 km de distância da região central do município, e é considerado um dos principais pontos turísticos de Fortaleza.
As instalações do Dragão do Mar possuem mais de 30 mil metros quadrados e contam com teatro, anfiteatro, cinema, biblioteca, auditório, praça, 2 museus e um planetário. O centro cultural tem ainda uma agenda repleta de shows de música, peças de teatro e apresentações de dança, além de exibição de filmes, cursos e exposições. A agenda de atividades é preenchida o ano inteiro; ou seja, não importa em qual época do ano você visite Fortaleza, o Dragão do Mar terá uma programação para você!
O Dragão do Mar abre de segunda a quinta das 8 às 22 horas e de sexta a domingo e feriados das 8 até às 23 horas. Detalhe importante: alguns espaços não abrem às segundas-feiras, como o cinema, a galeria, cafés e os museus.
Assim como o Theatro José de Alencar, o Museu do Ceará também fica no centro de Fortaleza. O foco do museu é contar a história do Ceará, principalmente dos povos indígenas que habitavam o estado. Para isso, conta com um acervo com mais de treze mil peças nas áreas de paleontologia, arqueologia e antropologia. O museu abre de terça-feira a sábado das 9h às 16h30.
ATRAÇÕES AO AR LIVRE
A Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção está localizada na região central da cidade e tem um valor histórico inestimável. Foi construída em 1812 a partir das ruínas do Forte Schoonenbroch, um dos marcos iniciais do município e que foi erguido pelos holandeses no século 17. Atualmente, a Fortaleza abriga a sede de comando da 10ª Região da Polícia Militar e disponibiliza visitação guiada gratuita.
O Parque do Cocó fica a 9 km do centro de Fortaleza e é o maior parque de conservação natural em área urbana de toda América Latina. É um espaço muito tranquilo, ideal tanto para famílias com crianças quanto para aventureiros e amantes da natureza. Na área delimitada pelo parque há trilhas, lagoas, áreas para piquenique, um anfiteatro que recebe eventos culturais e um complexo esportivo com quadras para a prática dos mais variados esportes.
Parque do Coco fortaleza

Parque do Cocó

Aos domingos, o Parque Estadual do Cocó recebe um bom fluxo de visitantes e é palco de diversas atividades gratuitas, como aulas de yoga, slackline, arborismo e sessões de massoterapia. O parque fica aberto de segunda a domingo das 7 às 17 horas.
CENTROS COMERCIAIS
O Mercado Central é uma das paradas obrigatórias na capital cearense. Fica na região central da cidade, bem perto do Centro Dragão do Mar e do Museu do Ceará. Foi fundado em 1809, com o intuito de comercializar carnes, frutas e verduras.
Atualmente, possui quatro andares e estacionamento e é o principal mercado de artesanato de todo o Brasil. Abriga mais de 500 lojas que vendem artigos em couro, esculturas, bijuterias, joias, itens de vestuário e souvenires, além de bebidas e alimentos típicos como castanha, rapadura e cachaça. Abre de segunda à sexta-feira das 8h às 18h, aos sábados das 8 às 17 horas e aos domingos das 8 às 13 horas.
Outra ótima opção de comércio de artesanato, a Feirinha da Beira Mar é um dos mais tradicionais pontos turísticos de Fortaleza. Como o próprio nome já diz, a feira está localizada na Avenida Beira-Mar, na região da orla da praia de Meireles. Um dos diferenciais da feirinha em relação ao Mercado Central é que ela abre todos os dias a partir das 17h até às 22h, tornando-a o programa ideal para um passeio noturno.
Feirinha beira mar fortaleza

Artesanato | Feirinha beira mar

A Feirinha da Beira Mar tem mais de 26 anos de existência e lojas que comercializam peças em renda e crochê, bijuterias feitas a partir da casca do coco, pinturas em tela, calçados, chapéus e moda praia. Também há barracas que vendem castanhas, cachaças e especiarias diversas. Imperdível!

Onde ficar em Fortaleza

A Avenida Beira-Mar conta com ótimos hotéis ao longo de mais de 3 km de extensão. Além de ser a principal via de Fortaleza, também concentra alguns dos melhores restaurantes, casas noturnas e centros comerciais da cidade.
A avenida se prolonga pelas orlas das praias de Iracema e Meireles, que também são excelentes regiões para os visitantes se hospedarem durante a estada na cidade.
Além de contar com a praia, o bairro de Meireles é um dos mais nobres de Fortaleza e proporciona segurança e tranquilidade a quem se hospeda. É de fácil acesso e abriga a famosa Feirinha da Beira Mar, o Jardim Japonês, museus e shoppings. Confira os melhores hotéis perto da praia de Meireles.
O bairro da praia de Iracema é uma localização estratégica na capital cearense por estar perto tanto da praia de mesmo nome quanto do centro da cidade. Se você busca acesso facilitado à orla da praia e aos principais museus e atrações do centro histórico da cidade, o bairro de Iracema é o local ideal para você. Saiba quais são os principais hotéis próximos de Praia de Iracema.
Finalmente, quem quer ficar longe da movimentação urbana deve apostar no bairro da praia do Futuro. Mais afastado do centro, é ideal para famílias que querem aproveitar o ambiente praiano e curtir as mega barracas muito bem estruturadas que existem na área. A região também conta com excelentes hotéis perto da praia do Futuro.
Gostou das nossas dicas?
Como você pôde perceber, Fortaleza tem muitos atrativos e lugares que merecem ser conhecidos. Se você quiser saber mais sobre a cidade, incluindo dicas de restaurantes e quantos dias ficar, leia esse post que preparamos com um guia de Fortaleza.
A arte, a cultura e as atrações naturais da cidade fazem com que ela seja uma das regiões mais especiais do Nordeste. Por isso, não perca tempo e reserve já o seu hotel em Fortaleza em até 12 vezes sem juros pelo site da Hoteis.com.
Sabe de algum ponto imperdível na capital cearense que não foi mencionado nesse post? Conta pra gente nos comentários abaixo!
#Explore #Compartilhe e #VolteSempre
Siga o aventure-se.com no Instagram | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s