Roteiro pelo Centro Histórico de Manaus

casas antigas manaus

Casas antigas | Centro Histórico de Manaus

Roteiro pelo Centro Histórico de Manaus

O centro histórico de Manaus materializa alguns dos principais símbolos do ciclo da borracha, período considerado apogeu financeiro de Manaus. Na época a cidade era chamada de “Paris dos trópicos”, porém com a queda do preço do látex, no século 10, Manaus teve seu declínio na  “belle époque”, expressão francesa que significa bela época. Desse período restaram diversos monumentos e construções históricas como museus, casarões, igrejas, praças, mercados entre outros. O roteiro pelo centro histórico de Manaus pode ser feito todo a pé, prepare-se pois são vários lugares. Veja a seguir a lista dos principais pontos turísticos:
Teatro Amazonas
Principal cartão-postal de Manaus, é a expressão mais significativa da riqueza da região amazônica durante o ciclo da borracha. De beleza imponente, o teatro existe desde 1896.  Vale a pena fazer uma visita guiada e principalmente assistir algum espetáculo. Veja outras informações aqui: Teatro Amazonas, um dos mais lindos e imponentes teatros do Brasil.
cupula teatro amazonas

Teatro Amazonas

Largo São Sebastião
Em frente ao Teatro Amazonas está o Largo São Sebastião. Nele estão também a Igreja São Sebastião e o Palácio da Justiça. No centro do Largo São Sebastião está o monumento “Abertura dos Portos” feito em mármore. Ele foi erguido em homenagem à abertura dos portos do Brasil para o comércio com outros países além de Portugal. No topo há uma escultura feminina, que representa a Amazônia, sendo cortejada por Hermes, deus grego do comércio. Embaixo, 4 caravanas apontam em direções opostas, levando cada uma o nome de um continente. O largo tem piso de pedras portuguesas que formam ondas pretas e brancas e teriam servido de inspiração ao calçadão de Copacabana.
largo sao sebastiao

Largo São Sebastião

Palácio da Justiça
A construção do Palácio da Justiça foi iniciada em 1894 e sua inauguração foi realizada em 21 de abril de 1900. Em 2006  ganhou um Centro Cultural que oferece uma vasta programação e exposições de arte. Pode ser feitas visitas guiadas gratuitas às salas tradicionais, como o gabinete do presidente e a sala do tribunal do júri. Fica em frente ao Teatro Amazonas e abre de terça a sexta-feira, das 9h às 14h, e domingo, das 9h às 13h.
palacio da justica em manaus

Palácio da Justiça

Igreja de São Sebastião
Uma das mais antigas igrejas de Manaus e pertence aos padres capuchinhos desde a sua fundação, em 1888. Endereço:  Rua Tapajós, nº 54 – de frente para o Largo  São Sebastião. Site: Igreja de São Sebastião.
igreja de sao sebastiao em manaus

Igreja de São Sebastião

Catedral Metropolitana de Manaus | Museu da Catedral
A Catedral Metropolitana de Manaus, também conhecida como “Igreja da Matriz”, foi a primeira igreja erguida após a fundação de Manaus, construída no ano de 1695 por missionários carmelitas. Ao lado direita da Catedral funciona também o Museu da Catedral com peças do altar da missa campal, celebrada pelo Papa João Paulo II, durante a sua visita a Manaus, em 1980. No salão do Museu estão à amostra escavações de antigas estruturas que ficavam abaixo do piso. Endereço:Praça Oswaldo Cruz, s/nº. Leia mais destalhes aqui: Catedral Metropolitana de Manaus e o Museu da Catedral.
catedral do amazonas

Catedral Metropolitana de Manaus

Relógio Municipal
Próximo a Catedral de Manaus, na avenida Eduardo Ribeiro, está o Relógio Municipal, monumento que abriga um relógio importado da Suíça montado no ano de 1927. O Relógio Municipal possui uma frase em latim gravada em volta do mostrador: “vulnerant omnes, ultma necat”, que significa: “todas ferem, a última mata”.
relogio municipal manaus

Relógio Municipal

Museu Casa Eduardo Ribeiro
O  Museu Casa Eduardo Ribeiro retrata a vida do ex-governador do Amazonas Eduardo Gonçalves Ribeiro, que inaugurou diversas construções na capital no fim do século 19.  Endereço: R. José Clemente, 322. Leia mais aqui: Museu Casa Eduardo Ribeiro.
manaus casa eduardo ribeiro

Museu Casa Eduardo Ribeiro

Palácio Rio Negro
Símbolo da riqueza dos “barões da borracha”, o Palácio Rio Negro foi construído no início do século 20 para ser residência de um barão. Com o fim do período áureo, o lugar foi adquirido pelo governo e funcionou como sede do executivo estadual até 1995. Depois disso, virou centro cultural. Os dois andares e 16 cômodos do prédio são abertos à visitação gratuita de terça a sexta, das 8h às 14h, e sábado, das 9h às 13h. Endereço: Av. Sete de Setembro, 1546.
casarao antigo manaus

Palácio Rio Negro

Mercado Municipal de Manaus
No Mercado Adolpho Lisboa, ou simplesmente Mercado Municipal como é conhecido, é possivel conhecer temperos, ervas, frutas e artesanato local. A arquitetura do Marcado também é uma grande atração por si só, e pode ser apreciado de segunda a sábado, de 6h às 18h e aos domingos, até 12h. O mercado também tem uma visão privilegiada do Rio Negro. Endereço: Rua dos Barés, 46.
manaus mercado municipal

Mercado Municipal

Alfândega de Manaus | Porto de Manaus
Fica à duas quadras do Mercado Municipal está o porto de Manaus, local de embarque e desembarque de passageiros do qual a maioria são de passeios de barco por toda a região amazônica. No porto também atracam os cruzeiros amazônicos. Na passarela de embarque, que fica dentro do porto, é possível observar a marcação dos níveis máximos alcançados pelo rio Negro todo ano. Endereço: R. Emílio Moreira, 470.
manaus porto

Alfândega de Manaus | Porto de Manaus

porto em manaus

Porto de Manaus

Palacete Provincial
O Palacete Provincial, agrupa 5 museus diferentes no mesmo espaço: Museu de Numismática (estudo histórico das moedas e medalhas), Museu da Imagem e do Som do Amazonas, Pinacoteca do Estado, Museu Tiradentes (Museu da Polícia Militar do Estado) e o Museu de Arqueologia. A visitação é aberta de terça a sábado, das 9h às 14h e a entrada é gratuita.  Endereço: Praça Heliodoro Balbi, s/ nº.
manaus palacete provincial

Palacete Provincial

Paço da Liberdade
Paço da Liberdade, também conhecido como Paço Municipal, é um prédio onde funcionava a Prefeitura Municipal, atualmente abriga exposições permanentes e temporárias. O espaço fica aberto de segunda a sexta, de 8h às 17h, com entrada gratuita. Endereço: Praça D. Pedro II, s/nº.
manaus paco municipal

Paço da Liberdade

Rodrigo Nominato
#Explore #Compartilhe e #VolteSempre
Siga o aventure-se.com no Instagram | Siga no Twitter
Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s