Como tirar passaporte

Antes de embarcar para uma viagem internacional é necessário tirar o passaporte e para alguns países como os Estados Unidos, é obrigatório ter uma autorização, que conhecemos como o “visto americano”. Já para visitar países que compõe o Mercado Comum do Sul (Mercosul), como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai por exemplo, o documento de identidade (RG) substitui o passaporte.

passaporte dicas

Como tirar o passaporte:

1 – Para iniciar o processo de emissão do seu passaporte, é preciso entrar no site da Polícia Federal (http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/) e preencher o formulário eletrônico.
2 – Depois de completar o formulário, será gerado um boleto, no valor de  R$ 257,25 (valor para o passaporte comum). Fique atento a validade da data do boleto.
3 – Após o pagar o boleto, faça o agendamento no site e escolha um posto da Polícia Federal para cadastrar suas impressões digitais, entregar os documentos e tirar a foto.
 4 – Depois de agendar o dia e o horário, vá na data e o horário marcado até o posto de atendimento escolhido com o boleto pago, o protocolo da solicitação e os seguintes documentos originais (veja a lista abaixo).
5 – Depois de entregar os documentos, será feita a foto e colherão as impressões digitais dos dez dedos das mãos.
6 – O solicitante receberá um protocolo com a data de entrega do passaporte (no máximo, seis dias úteis). Mas o documento pode ficar pronto antes do prazo. Nesse caso, você vai receber um e-mail da PF informando que o passaporte já está disponível para retirada.
7 – Para retirá-lo é preciso ir pessoalmente.  Leve o protocolo e a identidade original. Caso o passaporte não seja retirado no prazo de 90 dias ele será cancelado.

Documentos necessários para tirar o passaporte:

1 – Documento de identidade (para menores de 12 anos, pode ser a certidão de nascimento).
2 – CPF, caso o número desse documento não conste na identidade. Se a pessoa for menor de 18 anos, é preciso levar o CPF do responsável.
3 – Título de Eleitor e comprovantes de voto ou justificativa da última eleição (nos dois turnos). Caso você não os tenha, entre no site do Tribunal Superior Eleitoral e imprima a Certidão de quitação eleitoral : www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral
4 – Certificado de Alistamento Militar (para homens de 19 a 45 anos).
5 – Certificado de Naturalização (apenas para naturalizados brasileiros).
6 – Se tiver passaporte anterior, é preciso levá-lo (esteja ou não válido).

Validade do Passaporte:

IDADE VALIDADE 
0 a 1 ano incompleto 1 ano
1 ano completo a 2 anos incompletos 2 anos
2 anos completos a 3 anos incompletos 3 anos
3 anos completos a 4 anos incompletos 4 anos
4 anos completos a 18 anos incompletos 5 anos
18 anos completos ou mais 10 anos

Curiosidades passaporte

→ Uma pesquisa realizada  pela empresa de consultoria Henley & Partners e pela Associação Internacional de Transporte Aéreo mostrou que o passaporte brasileiro é o segundo mais “valorizado” da América Latina. O passaporte brasileiro possui portas abertas em 146 países. O passaporte argentino fica na frente, com 147 países que dispensam vistos para argentinos entrarem.
→ O passaporte brasileiro é 19º que menos precisa passar por burocracias para conseguir um visto.
→ Os passaportes menos valorizados são o do Afeganistão, onde em apenas 28 países dispensa o visto, depois o Iraque, com 31 países, e o Paquistão e a Somália, com 32 países cada.

Veja também:

→ Lista dos países que não exigem visto para brasileiros 

→ Lista dos países que exigem visto

Rodrigo Nominato
#Explore #Compartilhe e #VolteSempre
 Siga o aventure-se.com no Instagram | Siga no Twitter
Esse post foi publicado em Informação e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Como tirar passaporte

  1. Pingback: Como renovar passaporte | aventure-se.com

Deixe um comentário