Melhor época para visitar Portugal

Na minha opinião a melhor época para visitar Portugal é em Junho. Primeiro porque temos muitas frutas. Neste mês temos cerejas, morangos e figos, são frutas tão doces que até dá sede! Segundo porque já temos sardinhas, para quem não sabe a melhor época para comer sardinha assada (não congelada) é de Junho a Setembro, porque depois da época da desova a sardinha fica mais gorda e saborosa. Como diz o povo “Pelo São João a sardinha pinga no pão”. Terceiro é o mês dos Santos Populares (Santo Antônio, São João e São Pedro), não temos festas juninas como no Brasil, mas o arraial minhoto é cheio de tradição e alegria.
sao-joao-braga

São João

Em Braga o São João Batista é celebrado com pompa e tradição. O Programa das Festividades começa no dia 16 de Junho prolongando-se até ao dia 24. Logo no primeiro dia de festa temos o grande encontro de centenas de figurantes, entre Gigantones, Cabeçudos, Zés P’reiras, Grupos de Bombos e Gaiteiros, que desfilam pelas principais ruas de Braga. Para quem gosta de música popular e percussão fica aqui esta sugestão, temos grupos de todas as idades vindos de várias regiões do país e estrangeiro.
festa junina em portugal

São João

Para além dos desfiles podem passear pela cidade e comprar artesanato em várias barraquinhas espelhadas pela cidade.
Mas o auge da festa acontece nos dias 23 e 24 de Junho. Desde às 8h do dia 23 até às 24h do dia 24 de junho, temos eventos na cidade! Durante dois dias é comum cruzar com apresentações de grupos folclóricos, grupos de cavaquinhos, bandas filarmónicas, Grupos de Zés P’reiras, Cabeçudo, etc.
festa junina portugal

São João

mes de junho portugal

São João

No dia 24, durante todo o dia, as ruas da Cidade são percorridas por bandas de música e pelos alegóricos Carros do Rei David e dos Pastores. A meio da tarde sai a Procissão dos Santos Populares – Santo Antônio, S. Pedro e S. João.
No Porto, cerca de 50 quilômetros de Braga, também celebram o São João Batista algumas das tradições que ainda existem são: o tradicional salto sobre as fogueiras espalhadas pela cidade, normalmente nos bairros mais tradicionais, e o fogo-de-artifício à meia-noite, junto ao Rio Douro e à ponte Dom Luís I, que faz as delícias dos milhares de residentes e visitantes que chegam de todo o mundo para assistir. O fogo-de-artifício chega a durar mais de 15 minutos, estando ao nível dos melhores no mundo, e decorre no meio do rio em barcos especialmente preparados, sendo acompanhado por música num espetáculo multimédia muito belo e digno de se ver.
Por isso se decidir visitar Braga ou Porto nesta semana e levar uma martelada (martelo de plástico) na cabeça ou levar com uma flor de alho-porro na cara, não leva a mal, pois faz parte da tradição do São João.
Bom São João!
Para mais informações sobre viagens em Portugal consulte o  site: www.ecotrilha.pt
Por Cristiane Fonte – Enviado  para  o “Participe!
 Curta o aventure-se.com no Facebook  | Siga no Twitter
About these ads
Galeria | Esse post foi publicado em viagens e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Melhor época para visitar Portugal

  1. Nossa, que legal! Amei as informações sobre as tradições e folclore de Portugal!!! Muito massa mesmo! Adoro viajar para ver essas coisas: a cultura do povo na rua, a festa, as referências históricas. Vou tentar ir à Portugal em junho, com certeza!!! Não posso perder isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s